PARÓQUIA SE DESPEDE DAS FIHAS DA CARIDADE

CIMG1792Depois de 37 anos de engajamento, serviço, doação, testemunho e forte presença no seio da comunidade da Paróquia São Benedito, a Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo (as Irmãs Vicentinas) fecha a sua casa na diocese de Teófilo Otoni. A missão é itinerante, como era a de Jesus. No momento, existem outras comunidades necessitadas da escola de vida e do apoio das vicentinas. Destinadas a searas mais longínquas (Tocantins, no norte do país, pra onde vai a Ir. Itacy) e o Vale do Jequitinhonha (na diocese de Araçuai, para onde já foi Ir. Mercês e para onde irá a Ir. Lúcia), as irmãs seguem o seu carisma de serviço preferencial aos pobres e de ser presença visível da caridade de Cristo em meio às periferias da sociedade, como diz o Papa Francisco.

Aqui chegaram quando a paróquia não tinha padre fixo. Organizaram não só a vida cristã da comunidade, como sobretudo imprimiram na zona sul da cidade a marca do cuidado com os irmãos mais necessitados de dignidade e de compaixão verdadeira. A zona rural da nossa paróquia e as comunidades da periferia, durante estes 37 anos, tiveram diariamente a presença silenciosa e confortante das nossas irmãs. Crianças, adolescentes e jovens foram acolhidos de uma maneira toda especial. Projetos como a implantação da Pastoral da Criança, Grupos de Reflexão, visitas domiciliares, Espaço Adolescente, entre outros, ganharam vida com a persistência teimosa e corajosa destas bravas mulheres que optaram pela construção do Reino de Deus na radicalidade do amor genuinamente fraterno.CIMG1793

Há muito o que agradecer da nossa parte. Mas há muito o que rezar para que, onde elas estiverem, não lhes falte o discernimento do Espírito de Deus. Aprendemos muito com elas. E isso não tem preço. À Ir. Itacy, que coordenou a comunidade nos últimos anos, à Ir. Mercês, que por aqui viveu grande parte dos seus anos de vida religiosa, e à Ir. Lúcia que integrou a última formação da comunidade no seu trabalho de edificação de bases populares, o nosso abraço carinhoso e saudoso, extensivo a todas as irmãs que entre nós viveram. Algumas já estão no céu. Outras continuam a sua jornada em outros cenários da vida da Igreja. À Coordenação Geral da Companhia das Filhas da Caridade e à Província de Belo Horizonte que sempre entenderam as nossas necessidades e anseios, o nosso muito obrigado! Esperamos que fiquem as lições da experiência, para que nos amadureçamos na construção de uma “Igreja em saída”, como nos aponta o Papa Francisco. Que Deus as tenha sempre mais carinhosamente no seu amor e que fique entre nós uma eterna e profunda amizade no Cristo Senhor, dono da Messe, da qual somos todos apenas servidores… Valeu, irmãs!!!