Carta Pastoral de Dom Aloísio para o momento eleitoral

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus.brasao_dom_aloisio

Profunda Paz!

As eleições já estão batendo à nossa porta, como de costume nos períodos eleitorais, alvos de um arsenal de propagandas cada vez mais vasto e caro, mobilizando para ganhar corações, mentes e votos.

Move-me a expectativa de que os resultados das urnas possam refletir nossas melhores e mais conscientes escolhas-valores. A fé cristã possui uma dimensão política que se expressa no compromisso com a Justiça Social, a Liberdade e a verdadeira Paz. Neste sentido, é importante refletirmos: quais atitudes o atual momento político econômico e social está a nos pedir, e de que forma nós, cristãos, devemos nos inserir no processo eleitoral?

A mensagem do evangelho nos chama a ser fermento, luz e sal no meio da sociedade. Fermento é o que dá liga à massa, leveza e consistência. Cabe a nós cristãos a busca incessante pelo interesse público, indo além de posições egoístas, que beneficiam poucos comprometendo o presente e o futuro. Queremos ser presença irradiadora de luz nas comunidades. Comunidades que, por vezes, caminham desinformadas e às escuras, descrentes de mudança pela via político-eleitoral. Nosso Mestre já nos advertia: de que vale acender um candeeiro para colocá-lo debaixo da mesa? Fazer brilhar sua luz e deixar-se iluminar pela luz que irradia do irmão exige trabalho e desprendimento, mas facilita a opção pelo melhor caminho possível.

O momento do voto, que deveria ser um etapa decisiva, coroamento de um processo com o acompanhamento das ações de nossos representantes, torna-se um fim em si mesmo, apenas um evento de coreografias, um mero ato de obrigação, porém extremamente relevante para a nossa sociedade.

Podemos ser sal da terra, tal como afirmou Jesus. Por que, então, devemos nos conformar com um ambiente político sem sabor, viciado, vazio e sem nenhum estímulo? Possuímos o tempero e a têmpera da fé. Cuidemos de avivar a chama e o sabor para que nas eleições que se aproximam votemos em sintonia com a melhoria da qualidade de vida e do bem estar material e espiritual de nosso povo, no Brasil, em Minas, em nossos amados e ainda tão carentes Vales.

Abraço cheio de fraternidade

+ Aloísio Vitral