A) MOTIVAÇÃO E JUSTIFICATIVA
A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja. Pelo batismo, somos membros da Igreja e co-responsáveis pela evangelização e pela catequese. Os pais devem ser os primeiros catequistas de seus próprios filhos, porém muitos ainda não compreenderam isso e conferem somente à Igreja essa missão. A Pastoral Catequética trabalha para que a evangelização de crianças, adolescentes e jovens aconteça na paróquia. Seu papel é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente participação do mistério litúrgico e a uma vivência comunitária.
B) OBJETIVO
A Pastoral Catequética visa desenvolver um processo de educação da fé de crianças, adolescentes e jovens, através do anúncio e vivência do Evangelho, procurando prepará-los para a vida em comunidade e participação do mistério dos sacramentos de iniciação cristã.
C) PÚBLICO-ALVO
Catequizandos, famílias, catequistas e, conseqüentemente, geração de novos catequistas.
Coordenação: Tânia Suely (98839-9229)
Gabriela (3536-2803)
Auriana (3523-4389)
Segundo o Papa Francisco, o catequista deve levar crianças, jovens e adultos ao encontro de Jesus, seja por meio das palavras ou dos exemplos de sua própria vida, seguindo três pilares:
1 – Ter familiaridade com Cristo, aprender com Ele, escutá-lo e permanecer em seu amor, como Ele mesmo ensinou aos discípulos: “permaneçam no meu amor, permaneçam ligados a mim, como o ramo está ligado à videira. Se somos unidos a Ele, podemos dar frutos”. O coração do catequista deve viver essa união com Ele.
2 – Viver o dinamismo do amor, a exemplo de Cristo, no sair de si para ir ao encontro do outro. O dom do catequista o impulsiona sempre para fora de si mesmo, doando-se aos outros.
3 – Não ter medo de sair, de ir até as periferias, de ir a quem precisa sair do comum para seguir a Deus, porque Deus vai sempre além.