Popular Tags:

DOM MESSIAS, NOSSO NOVO BISPO

22 de novembro de 2018 at 18:56

APARECIDA: EMOÇÃO, FÉ E PÉ NO CHÃO

15 de outubro de 2018 at 22:21

Milhares de fiéis vindos de todos os lugares, paróquias e comunidades da redondeza, peregrinos de todas as idades, chegando a pé, a cavalo ou de ônibus, lotaram o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida entre os dias 9 e 12 de outubro. Lá estava ela nos esperando, no seu trono de afeto. Dentro das mãos postas da Virgem Aparecida, todos colocaram as suas vidas. E seguros ao olhar materno da Mãe de Jesus e do Brasil de lá saíram renovados para seguir o seu caminhar pela vida de todos os dias. Indescritível comunhão de fé e de amor. Confira:

PADROEIRO: O SANTO FRADE E LEIGO

15 de outubro de 2018 at 22:15

A semana de 1º a 6 de outubro teve um significado relevante para a nossa Paróquia dentro do Ano Nacional do Laicato. Fazendo a memória de um irmão leigo, fomos convidados em cada noite a redescobrir nossa identidade e missão batismal dentro do Povo de Deus, que é a Igreja. Pelo Batismo e pela Crisma fomos introduzidos não só no seguimento de Cristo, mas capacitados pelos dons do Espírito Santo a sermos protagonistas no desenvolvimento do Reino de Deus na sociedade humana através do nosso testemunho de fé, esperança, justiça e solidariedade a partir dos irrenunciáveis valores do Evangelho. Aqui estiveram nossas comunidades urbanas e rurais ajudando na reflexão deste tema e celebrando com muita alegria nosso tão popular São Benedito. Da reza do terço, no primeiro dia, até a Congada do encerramento, todos eram um só coração e uma só alma e a paróquia inteira palpitava de renovado ardor missionário. Agradecemos a valiosa participação e contribuição dos Padres Piero e Tiago, da Catedral, que dividiram com o nosso Pároco a condução das celebrações. Confira alguns momentos deste grande evento.

ROMARIA DA CATEQUESE – 15 de setembro

18 de setembro de 2018 at 20:29

Eram 7 Paróquias, um mundo de crianças e adolescentes, uma infinidade de pais e mães e os catequistas destas comunidades fazendo uma grande confraternização de louvor à Virgem Aparecida em seu Santuário. O pátio do Santuário transformou-se em um pequeno circo para acolher as crianças     com shows de palhaços e outras atrações. Houve a multiplicação do lanche compartilhado pelas comunidades e, finalmente, a Missa, na qual se refletiu sobre a influência da família de Jesus em nossas famílias de hoje. O clima de atenção, oração e reflexão foi surpreendente. O canto das crianças arrepiou até os anjos do céu. Parabéns à Pastoral  Catequética pela iniciativa. Ano que vem tem mais!!!

SEMANA DA FAMÍLIA 2018

17 de agosto de 2018 at 14:08

Marcando a Semana Nacional da Família em 2018, aconteceu, na quarta-feira, dia 15 de agosto, um grande encontro paroquial de famílias em nossa Matriz, que teve a participação de 320 pessoas entre pais, mães, avós e filhos, durante o qual foi desenvolvida uma reflexão em torno do tema “Ser família a partir da experiência de Jesus“, conduzida pelo Pe. Luciano. A partir de alguns relatos evangélicos sobre os fatos e acontecimentos focados nas relações familiares de Jesus, buscou-se encontrar significados que hoje podem iluminar a experiência humana da vida familiar. O  momento de oração compartilhada lembrou as situações delicadas que têm atravessado as famílias aqui e no mundo inteiro, as inseguranças e angústias, os desafios da modernidade, os conflitos internos,  o fenômeno do individualismo e da falta de comunicação patrocinado pelo uso indiscriminado da tecnologia, a situação das famílias refugiadas e exiladas, a crise da confiança, da fidelidade e da liberdade entre outros. O encontro terminou com a Bênção das Famílias. O clima de interesse, acolhida e participação exprimiu-se na alegria do  canto forte e da oração fervorosa de toda a assembleia. Continuemos a buscar, à luz da Sagrada Família de Nazaré, o caminho de realização da nossa vocação familiar dentro do projeto de fé que torna nossas famílias servidoras da construção do Reino de Deus entre os homens.

DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE

21 de abril de 2018 at 21:35

No domingo 15 de abril, a juventude da nossa cidade estava em festa, celebrando o Dia Mundial da Juventude (DMJ), que foi planejado e coordenado pelo grupo de Jovens Rota de Colisão da Paróquia São Benedito. Participaram também do evento várias expressões do Setor Juventude de Teófilo Otoni como o Jocap, o Efata,  o EJC de Fátima, o EJC da Catedral, o GOJ Colo de Maria, os Jovens de Nossa Senhora dos Pobres, do Santuário Nossa Senhora Aparecida da Taquara, das Comunidades Rurais da Paróquia São Benedito e alguns seminaristas. Com o tema “Mestre, onde moras?”, os participantes puderam buscar esta resposta nas várias atividades desenvolvidas durante o dia. Na Capela Sagrada Família foram recebidos com um delicioso café preparado pela comunidade e seguiu-se a Adoração do Santíssimo Sacramento contemplando a morada do Senhor na Sagrada Eucaristia e em  nossos corações. Depois fez-se uma caminhada até à Matriz da Paróquia para trabalhar e vivenciar o tema. Após o almoço, o Jocap e o  EJC comandaram um momento de animação, retomando-se então os trabalhos  com uma reflexão em grupos enfocando seis jovens da Bíblia e a sua contribuição para os jovens de hoje inspirando o seu protagonismo neste ano do Laicato. Depois da troca de experiências e de plena convivência, o grupo Rota de Colisão passou para o Jocap da Paróquia Santo Antônio a realização do DMJ 2019 que mias uma vez reunirá toda a juventude da cidade.

A PÁSCOA DA NÃO-VIOLÊNCIA

17 de abril de 2018 at 02:02

A celebração pascal na Paróquia São Benedito começou com a Páscoa dos Idosos realizada pela saudável parceria entre a Pastoral dos Idosos e o Setor Juventude.

No Domingo de Ramos, o seguimento a Cristo foi marcado pelo compromisso com a construção da paz no empenho pela superação da violência em todos os níveis, …

…razão pela qual a ceia da Quinta-feira Santa teve como ponto alto  de reflexão o lava-pés de mulheres e mães da comunidade que foram vítimas de violência em suas famílias.

A Capela da Reposição do Santíssimo lembrou-nos a silenciosa violência da traição e da negação de Jesus por seus discípulos, que acabou levando-O à cruz.

Na Sexta-feira da Paixão pela manhã, os jovens encenaram pelas ruas da paróquia o maravilhoso e profundo texto da Via-Sacra da Campanha da Fraternidade 2018.

Com muita alegria, chegamos à tão esperada Vigília Pascal, com a bênção do Fogo Novo do qual se acendeu o Círio Pascal, símbolo da Luz gloriosa do Cristo Ressuscitado, …

… que animou os Santos, descobertos naquela noite, a nos darem lições de superação da violência.

Nesta noite mais santa da liturgia da Igreja, a comunidade acolheu três novos irmãos adultos pelos sacramentos da Iniciação Cristã, quanto toda ela também renovou os seus compromissos batismais.

E tudo se tornou luz no encontro com o portador da verdadeira Paz, o Cristo Ressuscitado, Vencedor de todo mal e de todo pecado, fundamento da nossa esperança de que um mundo novo e melhor é possível.

 

TARDE DE ESPIRITUALIDADE

21 de março de 2018 at 03:49

Como fazemos todos os anos, quase 100 pessoas de nossas comunidades viveram mais uma Tarde de Espiritualidade no dia 19 de março, das 15 às 18h em nossa Matriz. A intimidade da oração diante do Santíssimo Sacramento, aquecida por uma reflexão mais profunda sobre a experiência de Deus em nossa vida pessoal e comunitária nos ajudou a aquecer um pouco mais a nossa preparação para a Páscoa que se aproxima e intensificar os nossos exercícios quaresmais. A dinâmica usada na condução desta Tarde fez-nos descobrir o mundo da violência que fere tantas pessoas de nossas comunidades e descobrirmos na paternidade comum de Deus com relação a todos os homens a única motivação que possa nos ajudar a superar a violência.  Valeu muito a pena!

POSSE DOS NOVOS MINISTROS DA EUCARISTIA

30 de novembro de 2017 at 02:11

Na Solenidade de Cristo Rei do Universo, no último sábado, dia 25 de novembro, quando também se iniciou o ANO DO LEIGO, foram instituídos  7  novos Ministros Extraordinários da Distribuição da Comunhão Eucarística, indicados por suas respectivas comunidades e preparados durante 2 meses para este sublime ministério: Aldenísia Gonçalves de Souza (Com. São João Batista – Pindorama);  Cristian Pereira da Silva Monteiro e Sílvia Liesner Lopes (Com. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Vila Jacaré); Gildásio Batista (Com. São Pedro – São Benedito); Elidécio Costa Barreiros, Geraldo Pedrosa dos Santos e Maria Madalena Xavier de Oliveira (Com. Nossa Senhora Aparecida – Taquara). Durante a solenidade, foram também renovados os mandatos de outros 21 Ministros Extraordinários da Eucaristia que já vinham exercendo este serviço junto às suas comunidades e foram confirmados por elas. Continuemos rezando por eles e dediquemos nosso carinho para acolhê-los neste novo serviço que prestam às nossas comunidades, especialmente aos  doentes acamados ou idosos que já não podem mais participar da Eucaristia na comunidade. Sejam bem-vindos sempre!

A FESTA DOS 300 ANOS

17 de novembro de 2017 at 00:01

De 9 a 11 de outubro, o Santuário Nossa Senhora Aparecida da Taquara viveu uma intensa e frutuosa preparação para o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem da padroeira do Brasil nas águas do Rio Paraíba do Sul em 1717. Houve a noite da troca do manto, a noite da troca da coroa (agora a réplica oficial da coroa oferecida pela Princesa Isabel à imagem do Santuário Nacional), a noite da oferenda de flores à Virgem Mãe Aparecida, culminando com o hasteamento do Mastro.

No dia 12, o Santuário ficou pequeno para receber os mais de 5.000 peregrinos que por lá passaram, lotando as 3 Missas do dia, cantando o Ofício de Nossa Senhora e rezando o terço na parte da tarde, além de usufruírem do saboroso almoço servido ao meio-dia  e dos quitutes das barraquinhas da Praça de Alimentação. Após a última celebração, aconteceu o espetáculo “Aparecida, o Brasil é Vosso!” que contou toda a história da ascensão da pequena imagem à condição de Padroeira da Pátria brasileira. Todas estas emoções ficarão guardadas para sempre na memória e no coração de quem lá esteve para honrar a tão gloriosa Virgem na grandiosa festa dos seus 300 anos.