Beatificação do Papa Paulo VI

Na manhã do Paulo VIpróximo dia 19 de outubro, em Roma, o Papa Francisco proclamará  beato o Santo Padre Paulo VI, a maior figura da Igreja do século XX, incansável implantador das reformas propostas pelo Concílio Vaticano II na década de 1970, num pontificado que durou 15 anos (1963-1979). Paulo VI representou um divisor de águas na história da Igreja recente. Continuando a obra de João XXIII, recentemente canonizado, o Papa Paulo VI promoveu o diálogo da Igreja com a modernidade, retirando-a do encasulamento em que se confinou nos últimos 5 séculos. Enfrentou as agruras do ateísmo moderno que se instaurou na Europa e levou a missão evangelizadora da Igreja às realidades mais controversas do mundo contemporâneo, numa forte preocupação com as questões sociais que dividiam a sociedade em pobres e ricos. Viveu intensamente as angústias e esperanças da sociedade, despiu a Igreja do tradicionalismo que a distanciava da vida dos cristãos e redefiniu a sua missão como “Mãe e Mestra da Justiça”, mais do que “mãe e mestra da verdade”. Descentralizou o poder papal por um pastoreio mais colegiado, fortalecendo as Igrejas particulares (dioceces) e valorizando as peculiaridades das Conferências Episcopais das diversas nações. Convocou insistentemente os leigos para assumir a vocação específica do seu Batismo na tarefa de construir o Reino de Deus nas realidades do mundo em que vivem e no qual tecem a sua existência. Depois de prolongada doença, faleceu no dia 6 de agosto de 1979, Festa da Transfiguração do Senhor, em odor de santidade. Passados 35 anos de cuidadoso processo de beatificação, chega agora à honra dos nossos altares. Alegramo-nos com toda a Igreja por mais este reconhecimento de uma vida vivida em prol do Evangelho.